Com que roupa?

por Cleber Ricci Anderson


Dias quentes

      Um dia quente exige que estejamos o mais a vontade possível. Sendo assim, utilize tecidos leves, que não fiquem ensopados. O tecido mais apropriado para a camisa é o Cool Max ou Tec Dry, etc constituídos de uma fibra que mantém o corpo seco pois permite a transpiração. Este tecido é o mais utilizado por atletas. Para mulheres existem.

      A bermuda de pedalar é feita normalmente de lycra, as melhores da Dupont com forro para dar conforto. A pedalada fica melhor e ainda nos protegemos de assaduras. As melhores vêem com forros italianos como os das bermudas Ciclo Sapiens, New Trend, Casteli, Santini e MR. Na cidade, a bermuda justa com forro, pode ser utilizada por baixo de uma bermuda do dia a dia. Já existem bermudas duplas como as da Fox com uma bermuda de pedalar com forro por dentro e uma linda bermuda por fora.

      Para as mulheres, existem bermudas como as da Ciclo Sapiens, Fox e New Trend com corte especial mais curtas e com forro de formato mais largo e adequado.


Meia estação

Dias quentes com manhãs e finais de tarde frios


      O ideal é ter sempre a mão um colete corta-vento como o da Ciclo Sapiens que tem um tecido de poliamida texturizada a ar que não permite o vento entrar, mas permite a transpiração. Use-o por cima da camisa de pedalar. Se o frio aumentar, coloque mais uma camisa de pedalar de manga comprida por cima da de manga curta e o corta-vento por cima. Nunca se sabe quando vai entrar uma frente fria.






Inverno: vestindo-se por camadas

Dias frios


      A primeira peça em contato com o corpo é uma camiseta de Cool Max ou Tec Dry que pode ser uma camisa de pedalar de verão. Por cima dela use outra camisa de pedalar de manga comprida e a Jaqueta corta-vento da Ciclo Sapiens, Primal Wear ou da Borah sempre como última camada, ou seja, aquela que vai enfrentar o vento. São impermeáveis a chuva e ao vento frio e permitem a transpiração.

      Se o frio for mais forte, abaixo dos 15 graus, utilize ainda por baixo do corta-vento uma blusa como a da Free Force com tecido elástico e felpado. Desta forma, pode vir o frio que for que você estará protegido.

      Para as pernas, existem duas alternativas. Ou você utiliza uma calça de lycra com ou sem forro por cima da bermuda de pedalar, ou somente a calça com forro, ou compra um joelito ou pernito que completarão sua bermuda.





 




Acessórios


pés: por cima das sapatilhas, temos as capas de sapatilha da Out Side (neoprene) ou da Adenosina de tecido felpado que impedirão a entrada do ar frio e esquentarão seus pés.

cabeça: use gorro da Free Force por baixo do capacete que protegerão toda sua cabeça. Contra sinusite e dores de ouvido também existem as faixas da Adenosina e da Out Side que tampam a testa e as orelhas.

mãos: luvas de dedos compridos como as da Cannondale, Fox, Lake e Pro Shok.




Bike na chuva

      Água. O que fazer? Antes de mais nada, e antes que ela chegue, devemos ter o equipamento apropriado. Se estiver pedalando pela cidade, sempre leve uma muda de roupa a mais e sacos plásticos para trazer de volta a roupa molhada.

      Providenciando uma boa capa de chuva, as jaquetas Ciclo Sapiens, Primal Wear e Borah são impermeáveis, pois têm revestimento em Teflon (Dupont). Como ela permite a transpiração, você não vai sentir mal estar e nem ficar todo molhado de suor por dentro, como nas capas de plástico.