Bike na medida

por Cleber Ricci Anderson - guia "Bike na Rua"


     "De nada adianta ter uma bicicleta cara e sofisticada se esta estiver fora de medida para seu dono. Bike e selim na medida, rendimento máximo."

     Uma "bike errada" pode levar muita gente ao médico. Pessoas muito altas pedalando bicicletas minúsculas e pessoas de baixa estatura debruçando-se por cima para agarrar o guidom, têm as maiores chances de serem os próximos nas salas de espera.


Joelhos

     Pedalando com o selim muito baixo, estaremos aumentando a tensão nos joelhos, mais precisamente nas rótulas. Esses ossos, localizados dentro do tendão patelar, escorregam por cima da articulação do joelho. Quanto mais baixo o selim, mais força será necessária para a pedalada, a bicicleta renderá menos e a força de tensão do tendão patelar sobre os joelhos será muito grande. Resultado: dor!


Tendão de Aquiles e ciático

     Com o selim muito alto, estaremos esticando nossos tendões de Aquiles, localizados em cima dos calcanhares, forcando-os até o micro-estiramento de suas fibras. Da mesma forma, o nervo ciático também será prejudicado. Conclusão: dor!


Altura do selim

     Cada um dos vencedores de Tours de France tem uma fórmula própria para a determinação da altura do selim, mas resumindo-se todas chegaremos à conclusão:

  • medida básica: a sola do pé abaixo do calcanhar encosta levemente nos pedais com a perna totalmente esticada e relaxada (como na foto ao lado).


    Sem rebolar

         Para termos a certeza da altura correta do selim, devemos montar na bike e pedalar aocontrário com os calcanhares apoiados.
         Devemos perceber se estamos ou não movimentando o quadril. Caso afirmativo, é sinal que o selim está alto. Devemos abaixar aos poucos o selim e repetir a operação até que o quadril se estabilize.




    Tamanho do quadro

         Depois de acertarmos o selim, deveremos analisar se o quadro está de acordo com nossas dimensões.
         Se você não conseguiu acertar a altura do selim e não parou de rebolar porque o selim não abaixava mais ou pedala como um sapo, porque o selim não aumenta mais e o canote literalmente acabou, pode separar uma grana para trocar de quadro ou de bicicleta. Às vezes gastamos centenas de reais na manutenção de um automóvel e, com esta mesma grana poderíamos ter trocado de bike.


    Tabela do quadro ideal

    estatura aproximada tubo superior tamanho comercial
    MTB estrada MTB estrada

    1,50 a 1,60 m
    1,55 a 1,70 m
    1,65 a 1,75 m
    1,73 a 1,85 m
    1,75 a 1,90 m
    1,85 a 2,00 m

    20,9" a 21,4"
    21,5" a 21,9"
    22,0" a 22,5"
    22,6" a 22,9"
    23,0" a 23,4"
    23,5" a 24,0"

    53,0 a 54,4 cm
    54,7 a 55,6 cm
    54,7 a 57,1 cm
    57,4 a 58,3 cm
    58,6 a 59,4 cm
    59,6 a 60,0 cm

    14"
    16,5"
    18"
    19"
    20"
    22"

    menos de 51 cm
    53 cm
    55 cm
    57 cm
    59 cm
    61 cm




    Conferindo a postura

         Se o quadro está dentro das especificações e o selim está na altura correta, só falta afinar a postura definindo a altura, o tamanho e inclinação do avanço, e o tipo e altura do guidom.



    Mountain bike: eixo no meio do avanço

         Pedalando em posição relaxada, a linha imaginária entre os olhos do ciclista e o eixo do cubo da roda dianteira deve passar no meio do comprimento do avanço. Esta postura faz com que a bike fique "na mão".








    Estrada: regra do esconde eixo

         Numa bicicleta tradicional de estrada, pedalando-se com as mãos em baixo, numa postura aerodinâmica e relaxada, a parte reta e superior do guidom deve esconder a visão do eixo do cubo dianteiro. Olhos, guidom e cubo na mesma linha.








    Lazer

         Para pedalar um pouco mais relaxado, com um pouco mais de conforto deve-se, a partir da regra do "eixo no meio do avanço", diminuir um pouco o comprimento do avanço e instalar um guidom mais alto.





    Medindo o tubo

         Bicicletas como a da foto ao lado têm o tubo superior inclinado. Sendo assim, a medida do tubo superior é feita do centro do canote de selim (A), até a base da caixa de direção superior (B). Neste exemplo, o tubo superior mediu 22 polegadas para uma pessoa de aproximadamente 1,70 m referindo-se numa loja a um quadro tam. 18".