Auto-proteção

por Cleber Ricci Anderson


Ser visível

     Se utilizarmos roupas e capacetes claros e, à noite, luzes e refletores, seremos vistos mais rapidamente e com maior certeza pelo motorista. A luz da lanterna é vista geralmente antes do reflexo do refletor e independe do farol do carro estar aceso. Um ciclista sem nenhuma luz está correndo total perigo de vida num lugar escuro.
     As lanternas e pisca-piscas vermelhos devem ser postos na traseira do conjunto homem-bicicleta. Além do pisca na bike, um outro no capacete vai muito bem, tornando-se um ponto luminoso que o motorista avista por cima do teto dos outros carros.
     Na frente, o farol não pode ser ofuscante para os outros veículos. Se a potência for muito alta (acima dos 10W), regule-o para baixo. Refletivos, quanto mais melhor. Coloque nas rodas, nos pedais e por toda a bike.


Equipamento básico

     capacete

     Noventa e cinco por cento dos acidentes envolvem ferimentos com a cabeça. Proteja-se! Não economize em equipamentos que podem salvar sua vida. Será que ela vale menos do que quatro dezenas de reais? Procure por capacetes com certificado de segurança internacional.
     O capacete deve encaixar justo na cabeça sem folgas, posicionado de forma que toda a testa fique coberta. Antes de apertar as tiras, chacoalhe a cabeça. O capacete ideal não sai de posição.

     óculos

     Um cisco ou um inseto vagando pelo ar pode ter como destino seus olhos. No final de um dia de pedalada e sem proteção, com certeza teremos nossas vistas irritadas. Nesses casos, nada melhor do que um bom par de óculos. Dê preferência aos mais envolventes, que não deformem a visão e que tenham lentes que não risquem com facilidade. Existem modelos com possibilidade de lentes substituíveis, ou seja, escuras, transparentes ou amarelas, estas especiais para noite, dias nublados ou chuvosos-nunca utilizá-las com sol brilhando.

     luvas

     Quando caímos, por instinto de defesa, procuramos apoiar as mãos e com certeza, se elas estiverem peladas, ganharemos escoriações. Além disso, as luvas proporcionam uma pegada no guidom com muito mais firmeza. Quando estamos sem luva e transpiramos, diminuímos muito nossa segurança, as mãos escorregam com muita facilidade.